A Honda traz agora para o mercado nacional a VFR 1200X Crosstourer, que passa a ser comercializada como modelo importado nas suas concessionárias a partir de outubro deste ano.A Honda abre seu arsenal e parte para conquistar cada vez mais espaço no segmento premium no mercado brasileiro. “Aproveitando” a crise européia, a Honda decidiu importar para o Brasil a VFR 1200X Crosstourer, moto que chamou a atenção do público no EICMA 2011 (Salão de Milão). A VFR 1200X Crosstourer será importada e começará a ser vendida em outubro deste ano.A VRF 1200X Crosstourer combina tecnologia e design inovador. Definida pela Honda como uma Big On Off Touring, essa moto é dirigida para quem busca uma motocicleta para uso misto, uso leve na terra e trajetos de longa distância com grande desempenho e segurança. O moderno motor V4 de 1.236,7 cm³ é compacto e desenhado para desempenho e potência.
O sistema de transmissão de dupla embreagem (DCT – Dual Clutch Transmission), presente na VFR 1200 R também está presente nesse modelo, oferecendo condução por controle manual ou totalmente automático. Também conta com o controle de tração que, aliado com os freios C-ABS, permitem uma pilotagem mais segura.Seu design foi inspirado na linha VFR mas transmite um estilo mais aventureiro e agressivo. O para-brisa pode ser ajustado na posição adequada para melhor proteção contra o vento, assim como os protetores de mãos, reguláveis em três posições. Se destacam os faróis sobrepostos e o painel de instrumentos, que conta com o velocímetro digital em tela de LCD. Dos lados estão os indicadores de combustível e da temperatura do motor. Informações sobre rotação do motor, hodômetro, consumo de combustível (instantâneo e médio), relógio e utilização do sistema de dupla embreagem também são indicados no painel.
Outro grande diferencial é o sistema de transmissão eletrônica de dupla embreagem (DCT – Dual Clutch Transmission), oferecendo condução por controle manual ou totalmente automático. Sua configuração utiliza embreagens independentes para mudanças ímpares (1ª, 3ª e 5ª) e outra para mudanças pares (2ª, 4ª e 6ª). Para realizar as mudanças, as embreagens trabalham alternadamente. Por exemplo, ao mudar da 1ª para 2ª marcha, o módulo de controle detecta o pedido de engrenar uma mudança mais alta e engrena a 2ª. Em seguida, libera a embreagem da 1ª e engrena a embreagem da 2ª, para realizar mudanças ininterruptas.
Para atender às necessidades do motociclista em qualquer condição e situação, a transmissão possui três modos de funcionamento: dois totalmente automáticos (o “D” para uma condução descontraída e econômica, e o “S” para uma pilotagem esportiva) e um modo de seleção manual de seis velocidades, que dá controle total ao piloto por meio de comandos eletrônicos.
No modo automático, todas as mudanças são controladas por um módulo com função inteligente, que avalia constantemente a pilotagem e reconhece os momentos em que se devem engrenar as mudanças de marchas. O condutor pode escolher entre o modo "D" (maior economia) ou o modo "S" (maior esportividade).
Já no modo manual, o piloto tem total controle sobre as mudanças de marchas, engrenando-as através dos comandos "+" e "–". Em todos os modos de funcionamento, o sistema de transmissão de dupla embreagem oferece mudanças rápidas e suaves, com aceleração ininterrupta, uma vez que a força motriz é contínua.
Painel
Entre os mimos do modelo, piscas com LED, para-brisa regulável, protetores de mãos, também reguláveis em três posições. No painel de instrumentos o velocímetro é totalmente digital em tela de LCD, com os indicadores de combustível e da temperatura do motor nas laterais e mais uma série de informações sobre o giro do motor, hodômetro, consumo de combustível (instantâneo e médio), relógio e utilização do sistema de dupla embreagem.
Motor
O motor é V4, quatro tempos, arrefecido a líquido, tem 1.236,7 cm³, e configuração diferenciada dos modelos com vocação estradeira para melhor se adequar às características desse tipo de moto. Por ser estreito e compacto, se adapta bem a essa classe. A potência máxima está em 129,2 cv a 7.750 rpm, e o torque em 12,8 kgf.m a 6.500 rpm. O propulsor foi configurado para entregar a potência e torque em curvas de maior aproveitamento para esse tipo de moto. É alimentado por sistema de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), e conta com o avançado sistema de Transmissão Eletrônica de Dupla Embreagem, oferecendo o mesmo desempenho de uma condução com transmissão manual, mas com a conveniência de uma caixa automática.Freios
Equipada com um conjunto de freios encontrados nos modelos superesportivos, a VFR 1200X Crosstourer dispõe de disco duplo de 310 mm na dianteira, e na traseira, disco simples de 276 mm. Combinado com o sistema Combined ABS (C-ABS), o conjunto garante equilíbrio de frenagem entre a dianteira e a traseira, e contribui para a pilotagem dentro de grandes centros urbanos ou estradas. Além disso, a motocicleta recebe o sistema de controle de tração (TCS).
A tecnologia aplicada permite monitorar a velocidade da roda traseira e, ao pilotar em situações adversas ou quando houver uma frenagem brusca, evita a perda do controle da moto. Se o sistema detectar que a roda está “patinando”, a potência do motor é reduzida, para manter a tração. Se preferir, o condutor pode desativar o sistema.
Ficha técnica
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