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quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Hyundai mantém o mistério sobre o hatch HB20

A Hyundai revelou nesta quinta-feira seus ambiciosos planos para o Brasil. A montadora coreana está finalizando os testes de produção da sua primeira fábrica no País, na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo. Com capacidade para pelo menos 150 mil veículos produzidos por ano, a planta montará três modelos a partir de setembro, um hatch, um sedã e um crossover, todos eles de porte compacto. Ou seja, o primeiro brigará com Gol e Palio, o sedã com Siena, Voyage, entre outros, o “jipinho”, com EcoSport e Duster.O primeiro a chegar será o HB20, nome de batismo do hatch pequeno, que terá motores 1.0 e 1.6 ambos flex – a Hyundai mantém o mistério, mas é certo que se tratam dos mesmos propulsores que equipam o Picanto e o Soul, da marca irmã Kia. O visual também é guardado a sete chaves. A marca mostrou um exemplar final para os jornalistas mas não pudemos fotografá-lo, apenas as unidades camufladas e alguns detalhes liberados.A nomenclatura fugiu do conhecido “i” minúsculo seguido de números de outros modelos. Isso porque o HB20 foi desenhado com exclusividade para nosso mercado “mas poderá ser vendido na América do Sul caso faça sucesso e tenhamos volume de produção para isso”, disse o presidente da Hyundai no Brasil, Chang Kyun Han.Serão três versões disponíveis a partir de outubro: 1.0 manual, 1.6 manual e 1.6 automático. Os preços devem ficar próximos dos praticados pela Volkswagen no Gol, ou seja, em torno de R$ 28 mil na versão popular. Tanto o hatch como os outros membros da família serão vendidos numa nova rede de concessionárias que a Hyundai abrirá de maneira de independente da atual, cuja gestão é feita pelo grupo CAOA, que continuará responsável pelos veículos importados e montados em regime de CKD em Goiás.
 Duas redes de lojas independentes

O arranjo causou estranheza durante a coletiva de imprensa, afinal o cliente da Hyundai não saberá distinguir qual loja vende o que. A situação não preocupa a direção da empresa no Brasil que não dá prazo para uma unificação da rede. “Nós respeitamos contratos”, explicou Kyun Chan. O presidente da marca se referia ao fato de a CAOA ter um acordo que impede que a montadora assuma toda a operação no país. Apesar de negar qualquer rompimento, apurase que a médio prazo a Hyundai deverá ter controle total das vendas em nosso mercado .

A nova rede, que contará com 130 pontos de vendas no Brasil, a maior parte deles em dez capitais, será formada por distribuidores hoje ligados a marcas concorrentes. Segundo os executivos da montadora, boa parte deve trocar de “bandeira” quando o HB20 for lançado. O cronograma prevê a apresentação do hatch à imprensa entre os dias 11 e 12 de setembro, a chegada das primeiras unidades de demonstração às concessionárias nas semanas seguintes e as primeiras vendas em meados de outubro.  A marca espera vender 25 mil unidades até o final do ano e se aposta que estes carros no Rio de Janeiro e em São Paulo vão chegar para enlouquecer os compradores.

 Rival para o EcoSport e para o Siena

Depois do HB20 será a vez do público conhecer a versão jipinho da família, que será apresentada pela primeira vez no Salão do Automóvel, no final de outubro. Seu lançamento está marcado para o início de 2013. Por fim, em março do ano que vem a Hyundai começará as vendas do sedã, que terá um visual parecido com o do Elantra.

Se conseguir cumprir com sua meta de vendas (de 150 mil veículos em 2013), a Hyundai se aproximará da Ford e deixará para trás a Renault. Uma coisa é certa, o HB20 é um automóvel capaz de seduzir muita gente que hoje está a bordo de seus futuros rivais.

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